ReutersReuters

Região de Vaca Muerta, na Argentina, atinge produção recorde de petróleo no terceiro trimestre, diz Rystad

A enorme formação de xisto de Vaca Muerta, na Argentina, produziu um recorde de 400.000 barris por dia(transtorno bipolar) de petróleo no terceiro trimestre, disse a consultoria Rystad na sexta-feira.

O número representa um aumento de 35% na produção em relação ao ano anterior, graças à melhoria da produtividade e da capacidade de retirada, colocando a formação no caminho certo para atingir sua meta de 1 milhão de bpd até 2030, disse o relatório.

A empresa petrolífera estatal argentina YPF YPDCB liderou a produção na região com 55% da produção de petróleo de Vaca Muerta no trimestre, contribuindo para os fortes resultados da empresa no terceiro trimestre (link).

O campo Bajada del Palo Oeste da Vista Energy VISTA/A também contribuiu com mais de 20% do crescimento da produção de petróleo, segundo dados.

O número de poços horizontais entrando em produção também cresceu ao longo do ano, com média de 40 por mês, em comparação com 34 no segundo trimestre, com um recorde de 46 em setembro.

Com a produção em ascensão, a Argentina também está buscando expandir sua capacidade de retirada, que tem sido um gargalo em seu desenvolvimento de petróleo e gás. No início deste mês, a YPF anunciou que buscaria 2 bilhões de dólares em financiamento (link) para seu oleoduto Vaca Muerta Sur, que poderia aumentar a capacidade da região para os portos de exportação.

O relatório observou que a produção de gás também aumentou 24% ano a ano, para cerca de 2,5 bilhões de pés cúbicos por dia, fortemente impulsionada pelo aumento da produção de operadoras independentes como a Pluspetrol, disse o relatório.

A empresa acrescentou que a Pluspetrol se consolidou na região após adquirir os ativos da ExxonMobil XOM na região para quadruplicar suas participações para 160.000 acres e poderia potencialmente expandi-las para 215.000 acres se a QatarEnergy decidir se desfazer.

A Argentina espera se tornar uma potência exportadora de gás e assinou um acordo com o Brasil na quarta-feira com a YPFB da Bolívia para exportar gás de Vaca Muerta, mas grandes obstáculos de infraestrutura podem obstruir seus sonhos de exportação de gás natural liquefeito.

قم بتسجيل الدخول أو إنشاء حساب مجاني إلى الأبد لقراءة هذه الأخبار

المزيد من الأخبار من Reuters

المزيد من الأخبار