A ESTRATÉGIA DA BERKSHIRE NESSA CRISE

Charlie Munger é vice-chairman da Berkshire Hathaway, que ao lado de Warren Buffett, comanda um império multibilionário. Muitos investidores gostam de tê-los como exemplos, principalmente no que se refere a como eles pensam.

Porque nessa crise ninguém está ouvindo eles ? Em entrevista ao Jornal Wall Street Journal, Munger disse algumas coisas que valem a pena serem ouvidas. Ele tem mais de 90 anos e dedica o dia inteiro a leituras.

Como já sabíamos, Buffett já estava com bastante caixa a alguns anos, pois já achava os ativos muito caros. Para surpresa de todos, Munger disse que ninguém ligou para eles para pedir socorro até agora.

“As Empresas não sabem o que fazer, elas nunca enfrentaram algo parecido, estão todos congelados” disse ele. Ao contrário do que aconteceu em 2008, um episódio retratado em alguns filmes, na qual alguns bancos suplicaram a eles auxílio.

Outra coisa que está fugindo a regra nessa crise são os próprios investimentos que a Berkshire está fazendo: nenhum. Na crise de 2008 eles aproveitaram e compraram várias participações, mas dessa vez não.

Nas palavras do próprio Munger: “Somos como o capitão de um Navio quando chega o pior tufão que já aconteceu. Só queremos atravessar o tufão e preferimos sair com muita liquidez”.

Se os homens mais ricos do mundo, que tem mais dinheiro do que qualquer outro, estão cautelosos e com muito caixa, porque, ora bolas, tem gente comprando bolsa uma hora dessas ?

Eu acho que o mercado financeiro se comporta como o mercado de coaches. As pessoas adoram repetir frases prontas, mas colocam nem 1% em prática.

Não interessa o que você, seu analista, o gestor fulano ou qualquer um tem a dizer. Se Buffett e Munger não estão comprando, acho que eles têm razões para isso.

Renan Antunes
Revista Grafistas
Beyond Technical Analysisrevistagrafistas

يعمل أيضًا:

إخلاء المسؤولية