Recentemente tivemos o vencimentos dos primeiros contratos futuros do CBOE, último 18, como podemos observar no gráfico sofremos o que chamei de "afeito CBOE", ou seja, uma forte queda durante 2 dias antes do vencimento, isso ocorreu pois provavelmente os baleias do mercado tinham muitos contratos baratos, como exemplo a 12mil e obviamente não queriam sair no prejuízo, então derrubaram os preços pros 10mil e assim seguraram até o vencimento! Minutos após o vencimento, o mercado já começou a reagir, pois os baleias pararam de segurar os preços.
Podemos então imaginar o senário contrário, os baleias com muitos contratos caros, como exemplo U$13500 e dias antes do vencimento, levantam o mercado para U$15000, comprando a U$13500 o que está valendo U$15000, mas nesse caso o efeito após o vencimento é de queda, então fique de olho!
Exatamente um desses casos pode ocorrer para o CME! Na linha verde podemos simular o primeiro caso, preços subindo com pouca influência até o 24/01, cair até o final da tarde do 26 e voltar a subir após o vencimento! Na linha rosa o segundo caso, podemos considerar que estamos em um período neutro, com pouca influência dos baleias, então os preços estão relativamente livres, portanto seria extremamente normal um mercado lateral até o dia 24 devido ao medo do mercado. Nesta situação, se o mercado estiver no fundo do canal, os baleias podem puxa-lo para cima dias antes do vencimento (26)!
Nessas situações tentei abranger o máximo intervalo possível, estudando os casos mais extremos, uma terceira situação intermediária seria o mercado oscilando em torno dos 0.5 ~ 0.618 até o dia 24, então não saberíamos para qual lado o mercado tende a ir! Nessa caso a influência dos baleias seria menor pois teriam que forçar um pouco menos o mercado para a direção de interesse.
لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.