Galera, então... dentre todos os indicadores do tradingview, o único 100% confiável é o volume profile, porque ele utiliza o conceito puro de volume at price afinal...
Mas afinal de contas, o que é volume? Volume é interesse... e interesse move o mercado !
O volume profile é a ferramenta que mostra os níveis de interesse ao longo das faixas de preço e respectivamente a partir disso podemos visualizar como o preço vai se movimentar através do tempo de acordo com a sua reação ao preço presente, vendo qual a liquidez do preço em que ele se encontra desde certo candle até candle atual ou ao longo de certo range analisado. Além disso, antes dos gráficos, indicadores e tudo o que conhecemos hoje sobre o mercado haviam apenas duas coisas que eram dadas para uma análise de mercado... volume e preço, ou seja, a oferta e demanda, e interesse de ambas as partes.
Beleza, então... O que é, do que é composto, como funciona e como eu posso usar o volume profile pra dominar as faixas de preço afinal? Ganhar dinheiro com isso?
Primeiramente... O que é o volume profile?
Volume profile é o indicador que mede o volume negociado de maneira lateral, o que ele faz é somar todo o volume negociado naquela faixa de preço de todos os candles que já passaram por ela... o mesmo candle pode ter volume em vários preços diferentes, a prova concreta disso é o gráfico de footprint, que representa os candles utilizando volume puro, e milênios superior ao gráfico de candles normais... enfim... então, o volume profile basicamente tabela todo o volume negociado em linhas horizontais estudando as negociações de um range (intervalo de tempo estudado).
*Como funciona o volume profile? Como ele representa o volume at price, ele representa de maneira lateral o volume, então o preço, como era feito do modo raiz antigamente, é negociado através de faixas de negociação, zonas de preço que estatisticamente (curva de gauss) se estabilizam através de acumulações e variam de tempo em tempo através das distribuições (wyckoff). Com isso, utilizando o volume profile, podemos ver tanto onde o preço não é negociado e onde há a divisão entre as faixas de preço (suporte/resistência) como onde ele é sub ou super valorizado, onde ele está barato em uma tendência de alta ou caro numa tendência de baixa e onde também ele está sendo mais negociado (POC).
*Do que é composto o volume profile?
O volume profile é composto por 5 componentes: 1. Volume Area (VA) 2. Point of Control (POC) 3. Volume de compra 4. Volume de venda 5. POC em desenvolvimento e VA em desenvolvimento
1. Volume Area: A volume area é a faixa de preço gigante do range que corresponde a 70% do volume negociado de todo o range, as fronteiras entre a volume area e a área de menor volume (30%) são o que chamamos de VA lines, ou seja, são preços que dividem as faixas de negociação e que decidem a faixa de negociação principal do preço, logo, se ele rompe uma VA, ele busca ser negociado na faixa de menor volume do preço, para tendências isso é um sinal de força e continuidade.
2. Point of control: A poc é a parte mais interessante do volume, porque ela representa a zona de maior liquidez do range. Ela sempre vai estar dentro da volume área e sempre vai ser o ponto mais importante da volume área. A poc representa zona de oferta e demanda do preço, onde quando rompida ela tende a atuar como força de atração para trocas de lotes futuras novamente. A poc pode ser usada tanto como referência para alvos onde o preço vai acumular pois é onde há o maior volume de ordens como também pode ser usada como suporte e resistência em tendências. A poc é o ponto de maior concentração de volume da faixa de preço, não só do range, então ao longo do range, a poc vai se deslocando de lugar pois o preço vai acumulando em faixas diferentes de negociação. Cada faixa de negociação tem sua poc, ou seja, seu pico de volume, em uma tendência, a lógica é que quando uma faixa de preço é esgotada, o preço saia dela e ela se torne zona de supply/demmand, daí quando o preço tentar retornar para ela após o rompimento dela ele vá rejeitar e utilizar seu volume como base para continuar a tendência. Como a poc é a zona de maior volume, em uma tendência ela serve tanto como alvo de acumulação como ponto de pullback, dependendo de sua posição em relação ao preço atual.
3. Volume de compra / 4. Volume de venda:
NÃO SE ENGANE, os volume de compra e venda não são um menor ou maior que o outro porque estão empilhados ao longo do profile, eles só são espaçados por um offset, mas ambos são similarmente iguais, os dois apenas possuem distorções ao longo da tendência já que a direção do preço ao passar pela faixa de negociação foi mudada desde a ultima passagem. Essas distorções são extremamente importantes quando se trata do quesito de precisão, e devem ser notadas. Numa tendência de alta, o volume de compra é o que vai ser analisado no profile, enquanto na tendência de baixa é o de venda que deverá ser observado, não confunda, já que certas vezes o volume de compra pode ser aparente enquanto o volume de venda não existe... a lógica dentro disso é que alguma hora na vida o preço vai voltar naquele candle onde só houve compra uma vez na vida para realizar a liquidez. Lei do mercado: Sempre haverá uma venda para uma compra, então tudo que vai, volta !!
5. POC em desenvolvimento e VA em desenvolvimento... Ok, sabemos o que é point of control (poc) e volume area (VA) agora, mas o que significa em desenvolvimento? Simples... A fronteira que você vê no range que você traça no volume profile da VA e a poc que você enxerga só são em relação ao range inteiro até o candle atual, mas a poc e a va mudaram desde o primeiro candle até o atual, e é isso que elas mostram... como a POC e a VA foi mudando de posição ao longo dos candles dentro do range estudado...
Tá, agora você entendeu perfeitamente como funciona o volume profile em todos os seus mínimos detalhes, então vem agora a resposta para a grande pergunta: como ganhar dinheiro com isso?
Tá me gastando né? kk... existem duas coisas que você é OBRIGADO a usar nesse mercado se você quiser ganhar dinheiro e entender o que está acontecendo... PRICE ACTION E VOLUME. Afinal de contas, tudo é volume... suporte e resistência são só termos que os leigos usaram para simplificar a forma como se estuda volume, mas de fato, entender como o preço está reagindo às zonas de liquidez das suas faixas de negociação é algo que te permite saber exatamente o que está acontecendo, até onde ele vai em uma tendência e como ele pode ir, utilizando elliots, wyckoff, curvas, price e fibonacci.
Mas basicamente é isso rapaziada... é simples o raciocínio:
Zonas de alto volume são zonas de atração, porém ao se tornarem zonas de repulsão uma tendência se inicia, e ele busca as pocs das faixas de preço na direção dessa tendência. E zonas de baixo volume são as fronteiras que dividem as faixas de negociação anteriores onde você pode usar como intervalos para traçar suportes e resistências exatos e de maneira perfeitamente precisa...
Quanto mais barras no volume, maior a precisão, mas melhor vai ter que ser o seu pc né kkk, enfim, por hoje é tudo pepepepessual... FELIZ NATAL, ABRAÇOS RAPAZIADA !!
لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.