O Bitcoin fez três grandes "ralis" seguidos de três fortes correções em sequência no sua história. A sólida tendência de alta construída nesse ativo gerou as variações aproximadas de: +50.000%, -86%; +12.000%, -82%; +2.000%, -78% (ver gráfico). O último movimento de alta, do final de 2022 para cá, atingiu o topo histórico, testando o seu rompimento, mas foi "apenas" de +350%. Tudo indica que continuará subindo, será?
Um padrão com esse nível de profundidade no tempo e no preço - cada movimento durou algo em torno de 2 anos - que gerou um valor de mercado na casa do TRILHÃO de dólares, não é voo de galinha e nem especulação de quem não sabe o que está fazendo. Isso é fato! Apesar de outras soluções oferecidas, a adoção e utilização do Bitcoin reforçaram sua posição como líder no espaço das criptomoedas, talvez por ter sido a primeira blockchain descentralizada pública ou simplesmente a que "todo mundo conhece". Ocorre que a possibilidade dela se tornar amplamente aceita em todo o mundo e o fato de ser finita (rara) fez com que grandes investidores posicionassem cada vez mais dinheiro nessa moeda digital.
Mas voltando ao movimento de preços, não se sabe se o topo será rompido e nem se a alta dos últimos meses avançará por muito tempo. O que se vê são ciclos de expansão cada vez menos intensos, com volumes cada vez menores, o que leva a crer que está na hora de um grande ciclo de acumulação e não de alta... um zig-zag para baixo, antes de iniciar uma nova tendência como a que se observou de 2012 e 2021 seria plausível. Uma queda agora, perdendo a mínima dos últimos 2 a 3 meses, já sugere a formação de um topo duplo nesse gráfico mensal e seria uma forte configuração de encerramento de todo o ciclo de alta até então. Quem observar o tempo gráfico certo (o longo) conseguirá entrar no início desse próximo movimento, mas só daqui a alguns anos. Esqueçam dias, semanas e meses. Falo dos próximos 10, 20 anos... Falo do próximo rali de uma dezena de milhar de % e esse exigirá um longo período de preparo e acumulação. Vamos observando.
لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.