-Com a aprovação da tão sonhada reforma tributária que perdura desde os tempos da abertura econômica brasileira nos anos de 1990, enfim temos a “real possibilidade” de termos alíquotas únicas de cobrança de impostos. Isso faz com que o “Custo Brasil” tenha uma leve queda, trazendo consigo um novo “Driver de Mercado” de alta para a bolsa brasileira.
-Talvez meu palpite de termos nosso índice ao fim de 2023 em 131K seja concretizado.
-Eu disse “temos a real possibilidade”, pois é uma lei que está sendo aprovada e possivelmente será sancionada pelo presidente, logo, deverá ser cumprida “por todos nós” (cidadãos e governos). Porém, sabemos que no Brasil nada é certo, "pois se até nosso passado é incerto", ainda teremos chances de ver todo esse esforço sendo jogado na lata do lixo em alguns anos. Isso acontecendo entrará em voga aquela velha e conhecida frase cunhada há muitos anos: “O Brasil não perde a oportunidade de perder grandes oportunidades!”.
-Acredite, infelizmente isso é possível no Brasil, e não me venha com essa história de dizer que sou pessimista, pois digo a vocês, NÃO sou nem um pouco pessimista, eu só faço a junção dos pontos que “nossos” governantes deixam soltos (indicações ao STF, compras e recompras de votos, a “in-jurispridência”) e os ligo, formando assim um possível cenário que poderá vir no futuro.
-A reforma prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS e COFINS (federal) e ICMS (estadual) ISS (municipal) em um único tributo, o IVA (imposto sobre valor agregado).
-Se aprovado, entrará em vigor no ano de 2026, e terá uma previsão de transição até o ano de 2032. Eu sei, é exatamente o que você está pensado. Até 2032 ainda teremos os emaranhados de impostos mais o tal IVA para serem calculados. Achou que nossas vidas seriam simplificadas de uma hora para outra? Ledo engano. Bem-vindo ao Brasil.
-Abaixo citarei os principais pontos dessa reforma.
-Falando da reforma, aparentemente ela poderá beneficiar os “mais pobres” (quem ganha o tal salário-mínimo. E coloque mínimo nisso), pois tem um dispositivo que “zera os impostos para produtos da cesta básica”, o que em tese contribui para o barateamento desses itens, e “poderá” levar ao maior consumo dos mesmos, ou, na melhor das hipóteses o valor que sobrará dessa tal “economia de impostos” poderá ir para outros itens de consumo, onde, mais uma vez, em tese, contribuirá para toda cadeia interna de consumo. (MGLU3, VIAA3, LREN3, CRFB3, PCAR3, CEAB3 entre outras).
-Para os mais afortunados teremos a incidência maior de impostos. Quem tem herança a receber, quem possui itens de “luxo” (lanchas, iates, jetski, helicópteros, jatinhos etc) passarão a pagar o “IPVA”. Acho justo.
-Sobre IPTU fica uma grande lacuna a ser respondida e mais uma vez poderemos ter a tal “in-jurisprudência” que sempre cito em meus textos, pois esse dispositivo dá aos municípios munições de grosso calibre para “enfiar goela” abaixo mais tributos, assim sendo, ricos e pobres poderão pagar mais tributos. Que triste.
-Cigarros e bebidas alcoólicas: Na reforma atual prevê-se a cobrança de um imposto federal adicional sobre itens que “fazem mal a saúde” (imposto do pecado), e o valor arrecadado poderá ser distribuídos entre os estados. Acho legal, mas existem outros itens que podem fazer tanto mal quanto bebidas e álcool e deveriam entrar nessa lista, ou teremos “lobby ” nesses outros setores?
-Agora vamos falar de gráfico:
-O viés mensal enfim conseguiu espantar a tendência de baixa de longo prazo. Estamos dentro de um pivô de alta nesse “time frame”, porém, estamos em uma região de forte resistência (119k) e precisa ser vencida para que os preços possam caminhar para os níveis mais altos. Isso não ocorrendo, não descarto os preços vindo testar novamente a região da cabeça do pivô (111,7K).
-O gráfico semanal fez um belo pivô de alta em 10/04/2023. De lá para cá, não parou de subir. Uma linda subida mas os preços encontraram e sentiram a resistência citada no gráfico mensal, respeitando a faixa de 119K como ponto importante a ser vencido. Não vencendo a região informada, poderemos ver os preços testando realmente a região de 111,7K.
-Diário: Esse é o mais complexo de todos, pois temos um “Driver de Mercado” (aprovação da reforma tributária) e poderá fazer com que os preços ainda subam. Se eu considerar o SETUP utilizado, o mesmo aponta “fadiga”, logo, pede correções.
-O mais sensato para o momento seriam os institucionais e “VOCÊ” fazerem o dever de casa, analisando item a item da “reforma” e ver as possíveis pegadinhas escondidas. Então, cautela é a regra do jogo no atual momento.
-Lembre-se: “As bolsas de valores sobem boato e caem no fato”.
-Vale a pena ler!
-Façam vossas análises e bons negócios. -Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop! -Veja abaixo outras análises gráficas!
لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.