Ao longos desses anos estudando, percebi que o IBOV é o tipo de bolsa que pra poder dar uma pernada de alta bacana, com ímpeto, de uma vez só, costuma antes ocasionar capitulação e gerar pânico. Dessa maneira o smart money consegue absorver todo o desespero e descontentamento do pessoal que começa a jogar a toalha, e assim comprar os ativos bem mais baratos.

Sei que falando dessa maneira parece muito abstrato e até mesmo "teoria da conspiração", mas acreditem, é assim que funciona. Eu não sei se isso é uma característica específica de mercados com pouca liquidez ou se simplesmente é um padrão que acontece na nossa bolsa / país.

No último post que fiz a respeito do IBOV (você pode conferir aqui):

IBOVESPA | ÚLTIMA PERNADA DE BAIXA? ESTOU BULLISH!


Foi justamente isso que aconteceu. E acredito que a história irá se repetir...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora, tecnicamente falando, por que é que eu acredito que possivelmente poderemos ter a perda do suporte dos 125k e por quê eu acredito que esse pivô de baixa e toda a queda dos 125k até os 120k devem ser comprados:

1) Primeiro de tudo... MATRIZ... o S&P500 / NASDAQ estão prestes a corrigir...e naturalmente o DXY subir.... um dólar mais alto é ruim para países emergentes, e não será o Brasil que irá se destacar (no meu ver). Nós sentiremos o impacto da correção lá fora, talvez não na mesma intensidade, mas definitivamente SUBIR É QUE NÓS NÃO VAMOS.

2) O pivô de baixa que pode se formar ou que está prestes a se formar representa (no meu ver) apenas uma correção em AB=CD. Trata-se de um zigue-zague corretivo que ocorre antes do mercado dar uma pernada para cima, e quem sabe até mesmo renovar o topo. Além disso, o mercado possui uma simetria de ondas 1,2 e 3. Essa correção representaria a onda 4 e após ela teremos uma última pernada de alta dando origem à onda 5 que pode ter como alvo a linha de retorno do canal de alta.

3) A MA200 do gráfico DIÁRIO (considerado suporte dinâmico anualmente para os gringos) está logo abaixo desse suporte que poderemos ver sendo perdido. Ela já serviu como suporte em outubro e novembro do ano passado. Uma correção até ela é super saudável. Não é à toa que após três testes engatou-se um rally de alta. Não me espantaria se "o algoritmo" ou "os robôs" dos grandes fundos tivessem como objetivo corrigir o preço até a MA200 para depois inverter a mão.

4) Key Level semanal. Essa região com um retângulo em azul na faixa dos 120.000 representa o nível mais importante para a nossa bolsa dos últimos 4 anos. É o topo do cr4sh, que atuou diversas vezes como resistência no passado, e agora, finalmente rompido, há de atuar como suporte uma vez que a polaridade foi invertida. Resistência diversas vezes, por diversos anos, finalmente rompido após muito tempo, virou suporte.

5) LTA do canal de alta pode atuar como suporte e está em confluência com a MA200, com o Key Level e com o alvo da correção em AB=CD. Considero a simetria desse canal super confiável uma vez que ele ajudou a encontrar o topo da bolsa quando o preço praticamente atingiu a linha de retorno e PRINCIPALMENTE pq a linha medial dele foi capaz de servir como resistência e rejeitar o preço recentemente com o objetivo de jogar na linha inferior.

6) O MAIS IMPORTANTE DOS MOTIVOS: CONFLUÊNCIA/CLUSTER. O fato de todos esses fatores estarem em confluência e cada um dos diferentes tipos de suporte apontar para a mesma região é o que faz dela um imã para o preço e também é o que torna essa região a melhor candidata para marcar um fundo.



**ESSE ESTUDO REFLETE APENAS A MINHA OPINIÃO E 10.000HORAS DE ESTUDOS DE GRÁFICOS**

Obviamente não sou o dono da verdade, mas se me dei ao trabalho de fazer esse textão é por quê eu realmente acredito nesse cenário. E mais uma vez, queria entregar pra vocês com bastante antecedência, igual fiz da última vez na análise de setembro.
تم فتح الصفقة
A paciência pagou. Sempre paga.
10.000 horas de gráficos, estudos e backtests, paga
Supply and DemandSupport and ResistanceTrend Analysis

إخلاء المسؤولية