Dando uma continuidade à análise gráfica do Índice Bovespa, utilizando-se, em resumo, o gráfico semanal, podemos perceber que há uma nítida tentativa de continuidade da tendência de alta no médio-longo prazo.
O Índice, ao se segurar acima da máxima anterior, 123.009,90 pontos, pode-se argumentar que há um padrão gráfico de continuidade de alta em formação – o padrão gráfico “Bandeira Descendente de Alta”.
É verdade que este padrão gráfico está fora de suas proporções habituais; no entanto, é o padrão que se serve para concluirmos uma análise, de que de fato comprova que o Índice luta para dar continuidade à sua tendência de alta.
E como linhas de suporte, nós temos como destaque a MMA-200 (linha roxa do gráfico), bem como as Linhas de Tendência de Alta (linhas brancas do gráfico).
Entretanto, nem tudo são flores para a tendência de alta.
Inicialmente, há a resistência histórica nos 131mil pontos, bem como a máxima histórica nos 134.391,67 pontos, que precisam ser rompidas para cima do price action do Índice, para que haja efetiva continuidade à tendência de alta afirmada no início.
Até mesmo para que haja confirmação desta continuidade de tendência de alta, o price action necessita romper a linha de resistência superior do padrão gráfico “Bandeira Descendente de Alta”.
Caso contrário, indo o price action em continuidade à tendência de baixa do curto prazo, há a possibilidade de a MMA-200 ser testada como, primeiramente, a linha de suporte relevante, bem como a região de suporte nos 111mil pontos e a LTA que segue sobre a mesma região, entre os 111mil pontos e os 115mil pontos.
O que apoia os argumentos de continuidade de tendência de baixa, a partir dos gráficos de curto prazo, é o Índice de Força Relativa que se encontra em tendência clara de baixa.
Portanto, o gráfico se encontra em uma zona de indefinição, entre os 111mil pontos e os 134mil pontos, podendo ser possível tanto a continuidade da tendência de alta do médio-longo prazo (gráficos mensais e semanais), como também é bem possível que haja reversão à esta tendência de alta do médio-longo prazo a partir da continuidade da tendência de baixa do curto prazo (gráfico diário).
لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.