O iene japonês caiu para além de 132,50 por dólar (a partir de 129,00 na sexta-feira passada), atingindo seu ponto mais baixo em quatro semanas após relatórios de que o governo está considerando o vice-governador Masayoshi Amamiya do Banco do Japão como o próximo líder do banco central.
Amamiya é visto como o mais pacato dos candidatos potenciais, pondo um fim às esperanças do BoJ de normalizar sua política monetária após anos de medidas ultra-fáceis. Entretanto, desde então, o governo japonês negou os rumores de que havia se aproximado de Amamiya e mantém que o novo Governador do BoJ será anunciado em fevereiro.
Recentemente, o banco central japonês manteve suas taxas de juros ultra-baixas e sua política de controle de rendimento, apesar da especulação de uma mudança de política. O atual Governador do BOJ, Haruhiko Kuroda, enfatizou a necessidade de uma meta de inflação sustentável de 2%, acompanhada pelo aumento dos salários.
O iene também foi afetado por um dólar forte devido aos dados positivos do emprego nos EUA, indicando que a Reserva Federal tem espaço para aumentar as taxas de juros. Em janeiro de 2023, a economia americana criou um surpreendente número de 517K empregos, o maior aumento desde julho e bem acima da média mensal de 401K de 2022, superando facilmente a previsão de mercado de 185K. O crescimento do emprego foi amplo, com os maiores aumentos em lazer e hospitalidade (128K), serviços profissionais e empresariais (82K) e assistência médica (58K).
Na semana passada, USD/JPY teve um notável fechamento da vela de 4 horas do ponto de vista técnico, quebrando a linha de tendência descendente e o nível psicológico 130,00. A nova abertura de 4 horas foi na forma de um castiçal do Homem Pendurado, sem pavio superior, indicando uma estagnação em baixa ou uma inversão. Se observarmos alguma retração, a média móvel de 200 dias poderia funcionar como suporte logo abaixo de 131,00. Na visão semanal do gráfico, a resistência ascendente sugere que 132,90, 133,90 e 134,40 poderiam ser pontos de discórdia para o par.
لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.