InvezzInvezz

Ações dos EUA sobem levemente enquanto investidores aguardam dados de inflação e início da temporada de balanços

Wall Street registrou uma modesta alta na terça-feira, com os investidores voltando sua atenção para os próximos dados de inflação dos EUA após um relatório do índice de preços ao produtor (PPI) melhor do que o esperado.

O Dow Jones Industrial Average subiu 225 pontos (0,5%), enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite adicionaram 0,3% e 0,1%, respectivamente.

Apesar dos ganhos gerais, as ações das grandes empresas de tecnologia apresentaram desempenho misto, com Nvidia e Meta Platforms caindo mais de 1% cada, enquanto Palantir Technologies e Tesla registraram ganhos de 2,9% e 1,8%, respectivamente.

O Bureau of Labor Statistics relatou um aumento de 0,2% no PPI de dezembro, que mede a inflação no atacado, significativamente abaixo da previsão de 0,4% feita por economistas consultados pelo Dow Jones.

O PPI central, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, permaneceu estável.

Esses números trouxeram um raio de esperança para os comerciantes que esperam que o Federal Reserve esteja se aproximando de suas metas de controle da inflação.

Os participantes do mercado agora aguardam ansiosamente o relatório do índice de preços ao consumidor (IPC) de quarta-feira, um indicador-chave da inflação.

Analistas esperam que o CPI geral aumente 0,3% em dezembro.

“Se o IPC for mais alto do que o esperado, certamente será uma má notícia para os mercados de ações, porque isso implicaria que o Fed realmente permanecerá mais lento para reduzir as taxas de juros”, alertou Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research.

As negociações futuras do Fed indicam quase certeza de que o Federal Reserve manterá as taxas estáveis em sua próxima reunião.

A precificação atual do mercado sugere uma probabilidade de 77,9% de que o banco central manterá sua faixa-alvo de 4,25%-4,5% até março, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.

Grandes bancos começam a temporada de resultados

Os investidores também estão se preparando para a temporada de resultados do quarto trimestre, que começa com os principais bancos esta semana.

Grandes nomes do setor, incluindo JPMorgan Chase, Citigroup, Goldman Sachs e Wells Fargo, devem divulgar seus resultados na quarta-feira, seguidos por Morgan Stanley e Bank of America na quinta-feira.

Desempenho do setor: serviços públicos sobem, saúde vacila

As empresas de serviços públicos lideraram os ganhos do mercado na terça-feira, com o setor avançando 1,4%. A Vistra foi um destaque, subindo mais de 5%, enquanto a Constellation Energy subiu 4%.

Outros ganhos notáveis incluíram NRG Energy (acima de 3%) e AES Corp (acima de 2%). Os setores industrial, de materiais e financeiro também registraram ganhos de pelo menos 1,2%.

Do lado negativo, as ações do setor de saúde puxaram o S&P 500 para baixo, com uma queda de 1,6%.

A Eli Lilly registrou a queda mais acentuada, caindo mais de 7%, seguida pela Charles River Laboratories (queda de quase 6%) e pela Biogen (queda de pelo menos 3%).

O setor de serviços de comunicação também caiu, registrando uma queda de 1,2%, liderada por uma queda de 3% na Meta Platforms.

Nike atinge mínima de três anos

As ações da Nike caíram 1,7% na terça-feira, marcando seu nível mais baixo desde março de 2020.

As ações caíram 14% desde que Elliott Hill assumiu o cargo de CEO em outubro.

Enquanto Wall Street se prepara para os dados de inflação e uma enxurrada de relatórios de lucros, os investidores permanecem cautelosos, mas otimistas sobre a recuperação do mercado, com os setores de tecnologia e bancário em foco.