ReutersReuters

Kraft Heinz deve enfrentar processo contra Mac & Cheese, decide juiz

Um juiz federal disse que a Kraft Heinz KHC deve enfrentar uma proposta de ação coletiva nacional alegando que ela fraudou consumidores ao alegar que seu macarrão com queijo Kraft, um de seus produtos mais conhecidos, não contém conservantes artificiais.

Em uma decisão na quarta-feira, a juíza distrital dos EUA, Mary Rowland, disse que os consumidores de Illinois, Califórnia e Nova York que lideram o processo alegaram plausivelmente que o Kraft Mac & Cheese continha uma forma sintética de ácido cítrico que diferia da variedade natural e também continha fosfatos de sódio.

O juiz de Chicago disse que os demandantes alegaram especificamente que os ingredientes funcionavam como conservantes, tornando falsa a alegação da Kraft Heinz de "sem sabores, conservantes ou corantes artificiais" nos rótulos, e citaram estudos acadêmicos e orientações da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos EUA para apoiar seu caso.

"Essas alegações são suficientes para resistir a uma moção de rejeição", ela escreveu.

Rowland concordou com a Kraft Heinz que os demandantes não tinham legitimidade para exigir novos rótulos porque agora estão cientes de suas supostas práticas enganosas e não enfrentam riscos de danos futuros.

Ao solicitar a rejeição, a Kraft Heinz disse que não havia alegações factuais de que a empresa usou conservantes artificiais em seu "icônico" Mac & Cheese, ou que consumidores razoáveis considerariam seus ingredientes artificiais.

A Kraft Heinz e seus advogados não responderam imediatamente aos pedidos de comentários na quinta-feira. Os advogados dos demandantes não responderam imediatamente a pedidos semelhantes.

Os demandantes buscam indenização por fraude, enriquecimento injusto e violações das leis estaduais de proteção ao consumidor.

O processo deles é um dos muitos que questionam a exatidão ou a precisão dos rótulos dos alimentos.

Em julho de 2023, um juiz federal de Miami indeferiu (link) uma ação judicial acusando a Kraft Heinz de subestimar o tempo que levou para preparar macarrão com queijo Velveeta para micro-ondas.

A Kraft Heinz está sediada em Chicago e Pittsburgh. A Berkshire Hathaway BRK.A possui 26,9% de suas ações.

O caso é Hayes et al v. Kraft Heinz Co, Tribunal Distrital dos EUA, Distrito Norte de Illinois, No. 23-16596.

قم بتسجيل الدخول أو إنشاء حساب مجاني إلى الأبد لقراءة هذه الأخبار

المزيد من الأخبار من Reuters

المزيد من الأخبار