Olá, hoje trago um artigo explicando, e demonstrando, com exemplos práticos de como funciona os ciclos do mercado, e como o Smart Money se posiciona, deixando rastros, pegadas, que são possíveis de serem identificadas, mas com o conhecimento correto. Se você nunca ouviu falar de Smart Money, Homem Composto, Big Players, Players Institucionais, fique até o final desse artigo e lhe garanto que você sairá daqui com um conhecimento que muitos traders não tem.
Acreditar que as oscilações nos preços dos ativos negociados são aleatórias e que não há causalidade entre os movimentos, pode ser um ótimo discurso para quem não tem conhecimento suficiente para explicar as causas de cada movimento. Estarei utilizando aqui como exemplo o gráfico do BTC 4h, porém é possível observar os mesmos movimentos em qualquer ativo que tenha volume.
ABSORÇÃO
As Absorções são realizadas tanto nos momentos onde os grandes players decidem ir às compras, como também em situações em que eles decidem vender. Sabendo disso, as Absorções são realizadas em topos e fundos, em momentos de grande euforia, quando todos estão otimistas (topo) e também em situações de grande desespero, quando todos estão com medo (fundo).
Na imagem abaixo é possível notar que houve uma grande atuação dos grandes players, justamente pelo grande volume deixando o rastro de que houve muitas negociações durante essa grande queda, podemos utilizar também o indicador Weis Wave para auxiliar. Esse movimento é chamado de Desespero Extremo:
Os participantes do mercado já estão descrentes com o cenário e resolvem se livrar de seus ativos, nesse momento se desenrola a primeira fase de um ciclo de alta. Os grandes players aproveitam o desespero da grande massa e tem a chance de comprar muitos ativos devido a grande liquidez, por preços baixos.
ACUMULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
A acumulação ou a distribuição costumam acontecer depois do processo de absorção. Acumulação e Distribuição são processos idênticos, o que muda é apenas a posição no gráfico. Quando o mercado está se preparando para decolar em um grande ciclo de alta, esse processo é chamado de Acumulação, pois a liquidez durante a absorção não foi suficiente para que os grandes players acumulassem a quantidade desejada, portanto o mercado se mantém em um intervalo de preço por alguns períodos, simplesmente para que o aumento da posição dos players aconteça ainda em níveis de preços baixos.
Já a Distribuição ocorre da mesma forma, porém antecede um ciclo de baixa, é o momento onde os grandes players distribuem seus ativos na mão da grande massa, executam esse processo quando o mercado está em níveis de preço interessantes. A Distribuição também ocorre após uma absorção, porém uma absorção durante uma grande alta, em um momento de euforia máxima.
TESTE DE OFERTA E DEMANDA
Antes de um ciclo de alta, depois de absorver e acumular, é hora dos grandes players testarem a oferta. Esse processo serve para identificar como o mercado se comporta. Simplesmente os grandes players saem de cena para verificar se o mercado ainda sofre muita pressão na venda, pois daqui a pouco é hora de fazer o mercado subir para que o preço atinja cotações superiores e assim seus ativos acumulados durante toda a absorção e acumulação, possam se valorizar e trazer lucro.
Se os players que estavam comprando saem do mercado, é hora do preço cair, afinal pouca procura pelo ativo afetará a sustentação do preço. Um teste de ofertas bem sucedido é quando o preço se sustenta em níveis de preços mais altos, mesmo com a diminuição da atuação dos grandes players na compra.
O teste de demanda tem a mesma função: testar o mercado para que os preços caminhem para uma determinada direção, porém agora estamos falando de um ciclo de baixa.
Sem os testes os players que movimentam o mercado correm mais riscos de serem confrontados por outros players que poderiam estragar suas estratégias. Se durante o teste não entrou nenhum player para levar o mercado no sentido contrário, é hora de atacar!
MOVIMENTO DE EXPLOSÃO
O mercado já passou por três períodos que juntos, na maioria das vezes, se tornam um longo período: Absorção, Acumulação/Distribuição e Teste de Oferta/Demanda. Os carrinhos de compras dos grandes players já estão cheios (pré-ciclo de alta) ou já estão vazios (pré-ciclo de baixa), agora é hora de fazer o preço andar e realizar lucro, nada melhor do que um forte movimento explosivo.
Os players que se posicionaram acreditando em movimentos contrários vão simplesmente stopar suas posições, isso irá gerar ainda mais combustível para o ativo andar.
Após a explosão, que dá o impulso para o movimento se desencadear, o mercado pode ficar num canal. Ele é formado justamente pelos traders que entram no mercado motivados pelo forte movimento explosivo, poderíamos até chamar esses traders de atrasados, pois agora que você conhece as fases que compõem o ciclo do mercado, você tem a chance de se posicionar antes de explodir, sua entrada pode ser feita após a absorção, ou durante a acumulação/distribuição, ou nos testes de oferta/ demanda, porém a explosão chama o grande público para o mercado, pois ela acontece de forma rápida e forte. Ainda dá para ganhar com o movimento, mas já estamos chegando próximos do fim do ciclo. O movimento dentro do canal é mais suave.
Pronto, completamos o ciclo. Isso não quer dizer que uma reversão deve acontecer após o ciclo estar completo. Porém já é hora de ficar de olho em novas absorções e na entrada de fluxos contrários ao ciclo que foi formado.
Veja o Ciclo completo:
CONCLUSÃO
Nem sempre o mercado está maduro para fazer um movimento que seja financeiramente interessante. Todo esse processo de Absorção, Acumulação/Distribuição e Testes de Oferta/Demanda pode levar tempo para ser formado, a ansiedade e o nervosismo podem atrapalhar, por isso tenha calma e disciplina antes de abrir suas operações.
Comente o que você achou desse artigo, espero ter ajudado. Grato pela atenção!
لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.