leofelipesenger

Libra- GBPUSD - a preços de 1985! O que estava acontecendo...

FX:GBPUSD   جنيه إسترليني / دولار أمريكي
Diversos ativos financeiros tem alcançado patamares históricos. Recentemente o IENE chegou a níveis da Crise dos Tigres Asiáticos e Crise Financeira da Rússia, conforme comentei no meu artigo aqui no TradingView, e ocorreu a intervenção dos Estados Unidos e Japão nos mercados para segurar a moeda.

Agora foi a vez da GBPUSD que bateu nos preços de 1985 e o interessante é darmos uma olhada no que estava acontecendo naquele período. Por que também ocorreu intervenção no câmbio via:

- Plaza Accord

"O Plaza Accord foi um acordo conjunto assinado em 22 de setembro de 1985, no Plaza Hotel , em Nova York , entre França , Alemanha Ocidental , Japão , Reino Unido e Estados Unidos , para depreciar o dólar norte-americano em relação ao franco francês , o marco alemão alemão , o iene japonês e a libra esterlina britânica intervindo nos mercados de câmbio."

Plano de Fundo

"A política monetária apertada do presidente do Federal Reserve , Paul Volcker , e a política fiscal expansionista do primeiro mandato do presidente Ronald Reagan , em 1981-84, elevaram as taxas de juros de longo prazo e atraíram a entrada de capital, valorizando o dólar."

"De 1980 a 1985, o dólar se valorizou cerca de 50% em relação ao iene japonês, marco alemão, franco francês e libra esterlina , as moedas das quatro maiores economias da época. Em março de 1985, pouco antes do G7 , o dólar atingiu sua maior valorização em relação à libra esterlina, uma valorização que permaneceria inalterada por mais de 30 anos."

"A desvalorização foi justificada para reduzir o déficit em conta corrente dos Estados Unidos , que havia alcançado 3,5% do PIB , e para ajudar a economia norte -americana a sair de uma grave recessão iniciada no início dos anos 1980. O Sistema de Reserva Federal dos EUA sob Paul Volcker havia interrompido a crise de estagflação da década de 1970, aumentando as taxas de juros. O aumento da taxa de juros controlou suficientemente a política monetária doméstica e evitou a inflação. Em 1975, Nixon convenceu com sucesso vários membros da OPEP a comercializar petróleo apenas em dólares americanos, e os EUA, em troca, lhes dariam apoio militar regional. Essa súbita infusão de demanda internacional por dólares deu ao dólar a infusão necessária na década de 1970. No entanto, um dólar forte é uma faca de dois gumes, induzindo o dilema de Triffin , que por um lado deu mais poder de compra aos consumidores domésticos, empresas e ao governo dos EUA e, por outro lado, prejudicou as exportações dos EUA."

A história pode não se repetir, mas rima bastante!!!

Grande Abraço

Leo

Fonte: Wikipedia

Trader / Analista de Valores Mobiliários - CNPI-T 2712

Minhas publicações aqui são somente opiniões. Não são recomendações de investimento.

Conheça meu serviço de recomendação www.leosenger.com.br/
إخلاء المسؤولية

لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.