BMFBOVESPA:IBOV   عقود مؤشر بورصة ساوباولو البرازيلي
O Índice Bovespa, nesta semana, mostrou-nos que os 114mil pontos é de fato uma significativa região de suporte, registrando a mínima na segunda-feira (21) aos 114.066,51 pontos.

Apesar disso, a tendência para o curto prazo continua sendo de baixa (padrão gráfico “Cunha Ascendente de Baixa” continua em vigor com suas projeções baixistas para a região dos 110mil pontos e 105mil pontos), ou ao menos, lateralizado entre a região dos 123mil pontos e 114mil pontos.

A MMA-10 acompanha o price action nos ajudando a confirmar o padrão gráfico identificado, bem como a possível lateralização. Já a MMA-200 segue como sendo a possível região de suporte a ser testada nessa tendência de baixa de curto prazo.

Por enquanto, esta tendência de baixa de curto prazo tem se mostrado ser um Pullback da tendência de alta do médio e longo prazo. Ou, ao menos, uma correção da tendência de alta para o Índice voltar a subir, conforme se vê pela Linha de Tendência de Alta traçada em função das mínimas dos meses de março e maio de 2023. Assim sendo, há a expectativa de haver o terceiro toque à esta LTA, confirmando a tendência de alta do médio-longo prazo no gráfico do curto prazo.

Também há como suporte a LTB do gráfico mensal, ao qual foi testada e confirmar na região dos 114mil pontos. No entanto, o Índice de Força Relativa (IFR) nos mostra que é possível o price action continuar em tendência de baixa por mais tempo: em seu gráfico, o padrão gráfico “Ombro-Cabeça-Ombro” registrou mínima em 32,42 pontos e realizou Pullback à linha de pescoço deste padrão, que agora serve como resistência. Ou seja, há espaço para o Ibovespa continuar caindo até que registre sobrevenda no IFR.

Portanto, para o curto prazo, é de se especular pela continuidade da tendência de baixa, em função do padrão gráfico “Cunha Ascendente de Baixa”, com projeção para os 110.003,37 pontos, conforme a MMA-200 apoia esta projeção, até que o IFR adentre região de sobrevenda, para que posteriormente o Índice volte à tendência de alta identificada nos médio e longo prazos. Ou, que fique lateralizado na região entre os 114mil pontos e os 123mil pontos até que ganhe força compradora, rompa esta resistência (123mil pontos) e continue a tendência de alta do médio-longo prazo.

SENTIMENTO DO MERCADO: Otimismo.

#bovespa #b3 #análisesemanal #análisegráfica #bolsadevalores #mercadofinanceiro #daytrade #swingtrade #analisetecnica #trade #trader #indice #ações #priceaction #gain #rendavariável #skininthegame

إخلاء المسؤولية

لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.