O Ibovespa fechou a semana em baixa de 2,88%, a 107.876,16 pontos.
Primeiramente, destaco algumas mudanças que fiz no gráfico semanal: As linhas de suporte foram pintadas de verde; As linhas de resistência foram pintadas de vermelho; A linha de suporte ou de resistência que estiver sendo testada estará pintada de amarelo; As projeções continuam pintadas de azul, tanto a projeção de alta, quanto a de baixa; e A LTA (Linha de Tendência de Alta), agora pintada de branco, foi refeita, tendo como primeiro ponto a mínima histórica registrada durante a Crise de Covid-19 – 61.690,53 pontos –, sendo conectada ao segundo ponto, a mínima registrada no ano de 2021 – 100.074,61 pontos. Com estes dois pontos conectados, a LTA foi “expandida para o futuro” no gráfico.
Feito este registro das mudanças no gráfico, analisando a movimentação semanal do Índice, percebe-se que a baixa registrada nesta última semana fechou na mínima, rompendo a LTA, estando em baixa pela quarta semana seguida; porém, se manteve acima da linha de suporte na região dos 107 mil pontos, o que prova ser uma zona de suporte significativa.
Observe que os dois “Ombros” do “Ombro-Cabeça-Ombro Invertido” – padrão gráfico que está sendo usado para projetar a tendência de alta aos 129.779,09 pontos –, estão sustentados nessa zona de suporte, novamente, dos 107 mil pontos. O que leva a crer que a tendência de alta, para o curto-médio prazo, pode continuar, mas com a ressalva de que, perdida essa região, com a continuidade da tendência de baixa, a projeção para o médio-longo prazo segue firme.
No gráfico mensal, no fechamento do Candle do mês de abril, a mensagem é, também, de tendência de baixa, pois, vê-se um Candle “Engolfo de Baixa”, na qual perdeu-se os ganhos auferidos nos meses anteriores, de fevereiro e março.
O Mês de Abril fechou em queda de 10,10%. E esta queda mensal vai em linha com a projeção baixista para o médio-longo prazo.
Dessa forma, devemos esperar importante movimento do Índice Bovespa nas próximas semanas, haja vista o posicionamento gráfico ser de grande relevância, já que se houver um movimento de alta, respeitando o suporte em 107 mil pontos, é bem possível que a bolsa brasileira vá testar as resistências dos 119.593,10 pontos, bem como os 125.323,53 pontos, conforme projeção do padrão “OCO-Invertido” nos revela. Todavia, deve, necessariamente, recuperar a região acima da LTA e permanecer acima dela, para que a tendência de alta continue. Caso contrário, conforme o rompimento da LTA, do Candle mensal “Engolfo de Baixa”, havendo o rompimento desta linhas de suporte (107.319,15 pontos), veremos a tendência de baixa para o médio-longo prazo se cumprindo, indo em direção à projeção dos 89.314,77 pontos.
Portanto, a projeção de alta para o curto-médio prazo continua, com o alvo em 129.779,09 pontos (linha azul superior do gráfico). E, a projeção de baixa para o médio-longo prazo, com o alvo em 89.314,77 pontos (linha azul inferior do gráfico).
Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!
لا يُقصد بالمعلومات والمنشورات أن تكون، أو تشكل، أي نصيحة مالية أو استثمارية أو تجارية أو أنواع أخرى من النصائح أو التوصيات المقدمة أو المعتمدة من TradingView. اقرأ المزيد في شروط الاستخدام.